quinta-feira, 23 de maio de 2013

CHEFE DA CASA IMPERIAL SAI DE SEU SILÊNCIO PARA DEFENDER A MEMÓRIA DA PRINCESA ISABEL


Publicado em 22/05/2013


Numa iniciativa inédita, o chefe da Casa Imperial do Brasil, príncipe dom Luiz de Orléans e Bragança, habitualmente alheio a qualquer manifestação ou declaração à imprensa, sai de seu silêncio e comenta, através deste blog, o livro polêmico de Mary Del Priore, Castelo de papel, sobre o casal de seus bisavós, princesa Isabel e príncipe Gastão, conde d’Eu:

“Li o livro da professora Mary Del Priore, Castelo de papel, e, da leitura, constato que o inegável gesto da assinatura da Lei Áurea, por si só, define a personalidade de minha bisavó.

Ela entrou para a História Brasileira assinando a lei mais importante do regime monárquico no Brasil, coroando os serviços prestados pela Família Imperial à Nação Brasileira.

Mas, o maior biógrafo da princesa Isabel é, sem dúvida nenhuma, o povo Brasileiro, que, passados 125 anos da Lei Áurea, não esqueceu o gesto da princesa, que está profundamente entranhado no imaginário nacional”.

Em sua obra, a escritora apresenta a princesa Isabel como personagem sem preocupação social ou política e sem pretensões abolicionistas.

O príncipe dom Luiz, 75 anos, mesmo reservado, é um grande articulador. Ele foi um dos responsáveis pela abolição da “Cláusula – Pétrea” na Constituição de 1988, que culminou com o plebiscito de 1993.

Princesa Isabel: historiadora Mary Del Priore desconstrói o mito, que seu bisneto, o príncipe dom Luiz, defende e busca preservar

Príncipe dom Luiz, Chefe da Casa Imperial do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário