sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Príncipe Imperial Dom Bertrand de Orléans e Bragança visita Uberaba




Ellen Gomes








O casal José Humberto e Maria Inês Valim Henriques (com a linda filhinha Maria Clara) recebeu o príncipe Bertrand de Orleans e Bragança em sua bonita residência

A surpreendente visita do Príncipe Imperial Dom Bertrand de Orléans e Bragança nesta segunda-feira, dia 10, em Uberaba, movimentou segmentos da cidade, especialmente culturais e religiosos. Dom Bertrand é trineto de Dom Pedro II e bisneto da Princesa Isabel, a Redentora. Herdeiro dinástico, sendo o segundo na sucessão da Casa Imperial Brasileira, hoje chefiada por seu irmão mais velho Dom Luiz, com o qual reside em São Paulo, capital.

Livro
Dom Bertrand é advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP. Coordenador e porta-voz do movimento Paz no Campo, percorrendo o Brasil, fazendo conferências para produtores rurais e empresários, em defesa da propriedade privada e da livre iniciativa. Em Uberaba veio divulgar o seu livro: "Psicose Ambientalista - Os bastidores do ecoterrorismo para implantar uma "religião" ecológica igualitária e anticristã". Oportunidade em que concedeu várias entrevistas à imprensa local, manteve contatos, recebeu homenagens e fez algumas visitas, seguindo vigem para os estados de São Paulo e Paraná.

Comitiva
Acompanhado pelos membros da Comissão de Estudos Ambientais do Instituto Plínio Corrêa de Oliveira, jornalista Nelson Ramos Barreto (Brasília) e o empresário Paulo Henrique Chaves (Belo Horizonte), juntamente com o engenheiro Fausto Jorge Borsato, da Editora Petrus (São Paulo), Dom Bertrand foi ciceroneado em Uberaba pelo professor e maestro Fabricio Rodrigues Pereira e com muita honra por esta colunista.

Agenda
Pela manhã o príncipe Dom Bertrand concedeu entrevista ao Canal do Boi, através do apresentador Luiz Crozara, com perfeito estúdio instalado no Parque da ABCZ, em programa ao vivo "Zebu para o mundo", com ampla abrangência nacional e em mais 14 paises da América Latina. Posteriormente, concedeu entrevista ao vivo no MG 1 da TV Integração, com ampla abrangência local e regional. Almoçou no Cuppin Grill com o presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, escritor José Humberto Henriques, e com o ex-presidente da instituição, historiador e escritor Guido Bilharinho. No almoço, Dom Bertrand contou com a presença da maestrina Olga Maria Frange de Oliveira e seu marido Milton Oliveira, recebendo os cumprimentos do Presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Luiz Dutra, que fez questão de saudá-lo. Na sequência, retornou a sua agenda de entrevistas aos jornais e rádios de Uberaba.

Quitanda´s Vovó Tuta
Dom Bertrand lanchou no mezanino da famosa Quitandas Vovó Tuta, na companhia da futura primeira dama de Uberaba, Heloisa Nogueira, esposa do deputado federal Paulo Piau, que foi o relator do Código Florestal. O Príncipe autografou o livro de sua autoria à Paulo Piau e aos integrantes daquele momento, na companhia desta colunista, da maestrina Olga Frange Oliveira e seu marido Milton Oliveira. Amável com todos, Dom Bertrand gosta de pamonha e no Cuppin Grill pediu de sobremesa goiabada cascão com queijo de Minas...

Religiosidade
Desde muito jovem Dom Bertrand recebeu esmerada formação católica, sendo orientado por seu Pai para o gosto pelo estudo doutrinário e a análise dos acontecimentos nacionais e internacionais. Em Uberaba, esteve no Carmelo, onde se comungou com o PE. Ricardo Fidelis e manteve contato com a Madre Maria Aparecida da Divina Misericórdia.
Na Catedral Metropolitana de Uberaba recebeu a clarinada através dos trompetes do Subtenente William (maestro da Orquestra Tiradentes) e de Leonardo Carvalho (saxofonista e trompetista da Orquestra Tiradentes) fez o segundo trompete para a entrada do Príncipe Imperial. Orou na Capela do Santíssimo...

Homenagens
Também na Catedral, Dom Bertrand foi homenageado pelo canto do contra-tenor Wiliam Douglas - novo talento de Uberaba com sua rara voz - e pelo talentoso Pedro Henrique Kapellmeister, mestre de capela, organista titular da Catedral de Uberaba, que apresentou ao príncipe Bertrand o órgão de tubos, o maior do estado de Minas Gerais com 2.000 tubos, restaurado pela família Rigatto e filhos de São Paulo, através da iniciativa de Monsenhor Paulo Porta, pároco e referência maior da nossa Catedral, em viagem, na oportunidade. A noite, na Igreja de São Domingos foi homenageado com a belíssima apresentação do Coral Artístico Uberabense sob a regência da maestrina Olga Maria Frange de Oliveira e 20 vozes.


Livros e presença
Na residência do presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, José Humberto Henriques e esposa Maria Inês Valim Henriques, Dom Bertrand conheceu a filhinha do casal Maria Clara e a biblioteca do escritor, agradecendo a hospitalidade mineira e aos livros presenteados por Henriques.


Nenhum comentário:

Postar um comentário