terça-feira, 4 de setembro de 2012

O Príncipe Dom Bertrand estará em Barbalha de Santo Antonio



Barbalha de Santo Antônio



E por falar em Barbalha, no próximo dia 17 de agosto aquela cidade vai comemorar seus 166 anos de emancipação política. Barbalha pertencia a Crato. Mas as comemorações já começam no dia 13, com a abertura da Semana do Município. A Terra dos Verdes Canaviais ocupa hoje lugar de destaque no cenário cearense e não é só porque possui uma das melhores faculdades de medicina do Brasil. Barbalha é o único município do Ceará que faz parte do Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNUD) das Nações Unidas e do PAC das Cidades Históricas brasileiras. Viva Barbalha.
Dom Bertrand em Barbalha


Quem estará em Barbalha no próximo dia 11 de setembro é o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança (foto à direita). Ele é trineto de Dom Pedro II e bisneto da Princesa Isabel, a Redentora e segundo colocado na ordem de sucessão do Trono brasileiro. Dom Bertrand vem fazer palestras, a convite de um grupo de jovens barbalhenses.
À noite do dia 11, o príncipe falará – no Cineteatro Neroly Filgueiras – para produtores rurais, empresários e universitários quando defenderá a propriedade privada e a livre iniciativa.

Uma voz respeitada

No dia 12 de setembro, dom Bertrand pronunciará palestras nos Colégio Santo Antônio de Barbalha e Faculdade Paraíso de Juazeiro do Norte. Nesses encontros o príncipe brasileiro alertará para os efeitos deletérios dos movimentos ditos sociais, que querem afastar o Brasil dos rumos da Civilização Cristã, que sempre pautou a história desta nação. A agenda de dom Bertrand no Cariri ainda não está totalmente fechada e pode ser acrescida de novos compromissos. Contatos poderão ser feitos com o professor Giuseppe Mallmann Sampaio, diretor do Colégio Santo Antônio, através do telefone celular 88340452. Em tempo: não consta, ainda, nenhuma atividade do príncipe na cidade de Crato.

Padres pernambucanos em Crato

1 – Da diocese de Floresta
A partir desta 2ª feira, dia 6, e por toda a semana estará no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, o clero da diocese de Floresta, participando do seu retiro anual. O pregador será dom Fernando Panico. A diocese de Floresta foi criada em 1910, mas, devido às secas que assolavam constantemente o semiárido nordestino – provocando êxodo e inviabilizando economicamente parte do sertão do Pajeú – em 1918 a diocese foi extinta e anexada à de Pesqueira (PE). Em 15 de fevereiro de 1964, o Vaticano recriou a Diocese de Floresta e nomeou, nesta nova fase, como seu primeiro bispo um sacerdote alemão que residia em Crato desde 1943: o padre Francisco Xavier Nierhoff.

2 – Da Diocese de Palmares
Já o clero da diocese de Palmares – tendo à frente seu bispo, dom Genival Saraiva de França – virá esta semana a Crato para uma romaria no Cariri. Como o Centro de Expansão Dom Vicente Matos já está ocupado pelos sacerdotes de Floresta, os padres de Palmares ficarão hospedados no Hotel Encosta da Serra.

Sugerir não ofende

Em Crato foi iniciada, em 1998, a construção de uma igreja, na subida da Chapada do Araripe, dedicada à Virgem Maria sob a invocação de “Mãe do Belo Amor”. Esta foi a primeira devoção mariana no Cariri. Esta semana, em Minas Gerais, o governador daquele estado assinou decreto declarando “Atrativo Turístico de Especial Relevância”, o Santuário Nossa Senhora da Piedade, localizado no topo de uma serra nas cercanias de Belo Horizonte. O Santuário atrai milhares de peregrinos desde o século 18. E o que isso tem a ver com o Cariri? É que quando a igrejinha da Mãe do Belo Amor for concluída internamente poderia também ganhar status de Atrativo Turístico de Especial Relevância. Que tal terminá-la dentro dos festejos do centenário da Diocese do Crato?

Lembrando o prof. Álvaro Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário